30 de mai de 2008

FIPIR/SP implementa projeto

120 anos de Abolição da Escravatura Inacabada



Campanha “Racismo: se você não fala, quem vai falar?”


O FIPIR/SP em parceria com a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura irá implementar o projeto: 120 anos de Abolição da Escravatura, do qual faz parte a campanha “Racismo: se você não fala, quem vai falar?” que terá duração de 90 dias, a população dos Municípios poderão se manifestar sobre esse tema por meio de cartas podendo ser postadas em urnas espalhadas por locais de grande acesso do público, e-mail ou site.


Os 120 melhores textos, escolhidos por uma comissão de consultores, serão publicados em um livro que marcará as ações da Secretaria da Cultura nas comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

As cartas depositadas nas urnas serão lidas por estudantes de universidades de São Paulo. Eles receberão dos consultores Dagoberto Fonseca, Luiz Carlos dos Santos, Oswaldo de Camargo e Vera Benedito, treinamento específico para uma leitura qualificada do material. Todos os textos inscritos pelo site, desde que autorizados pelos autores, permanecerão disponíveis para consulta.

A campanha deve ser iniciada ainda em maio em algumas cidades do estado. No ano em que completamos 120 anos de uma abolição inacabada, a discussão e a reflexão sobre o tema é fundamental, principalmente sendo feita diretamente com toda a população. A expectativa é que o projeto atenda mais de 100 mil pessoas em todo o Estado. Assim teremos uma participação democrática na construção permanente da Igualdade Racial.

FIPIR/SP

Nenhum comentário: