3 de abr. de 2008


Curso Quesito Cor


APRESENTAÇÃO:


O curso sobre “Quesito Cor” capacitação de gestores e técnicos da Prefeitura Municipal de Araraquara é uma iniciativa do Centro de Referência Afro da cidade de Araraquara em Parceria com a UNESP - Universidade Estadual Paulista através do NUPE - Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão que trabalha com pesquisa e formação sobre relações raciais no Brasil.

OBJETIVO
O curso pretende proporcionar uma formação básica sobre relações raciais no Brasil, proporcionando o debate de questões relativas ao racismo, a violência por ele produzida, bem como as estratégias para combatê-lo. Dentro desta proposta discutiremos projetos de ações afirmativas construídas no Brasil; o papel do movimento social negro; a visibilidade da população negra em Araraquara e as possibilidades de ação dos gestores e técnicos da prefeitura municipal de Araraquara como mediadores de uma educação que valorize a diversidade étnico-racial nos diversos setores onde atuam. Entendemos que as formulações e consolidações das políticas públicas podem servir de estratégias centrais na promoção de igualdade de oportunidade para os cidadãos da cidade.


200 técnicos e gestores da prefeitura municipal de Araraquara, das doze (12) secretarias a cada dois (2) meses.


Corpo Docente Básico
Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca
Mestranda Priscila Elisabete da Silva – NUPE/CLADIN
Mestranda Érika Tonelli de Araújo - NUPE/CLADIN

CARGA HORÁRIA:

Por turma: 32hs
Total de horas curso: 128hs.

PROGRAMA DO CURSO E CRONOGRAMA

MODULO 01 – POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADA AOS AFRO-DESCENTENTES DA CIDADE DE ARARAQUARA
Ementa: O curso pretende introduzir a questão das políticas públicas destinadas a população afro-descente, focando especificamente a cidade de Araraquara. Fazendo um histórico da temática na cidade e dar um panorama das ações realizadas nos últimos anos.Além disso, introduzir a lei do quesito cor neste quadro mais geral.

MÓDULO 02 - RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO E OUTROS CONCEITOS
Ementa: O curso problematizará a construção dos conceitos de “raça”, “racismo”, “discriminação” e “preconceito” a partir dos seus fundamentos teóricos, construções e usos no senso comum destacando as características do racismo na sociedade brasileira. A intenção é problematizar estas questões a partir do depoimento, ou seja, da experiência dos participantes.

MÓDULO 03. RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL
Ementa: O curso pretende fazer um panorama acerca das características das relações entre brancos e negros no Brasil destacando aspectos da “identidade do negro no Brasil” (escravidão e pós-abolição); o mito da democracia racial no Brasil; Ideologia do branqueamento, mestiçagem e como as desigualdades raciais se manifestam no mercado de trabalho, mídia, educação, saúde, política.

MÓDULO 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS (CULTURA, EDUCAÇÃO E RACISMO)
Ementa: Análise e formulação das políticas públicas no Brasil; Movimento Social Negro; Políticas Públicas e Justiça Social; Ações Afirmativas: História, Conceito e Definição; Idéia de Justiça Distributiva e igualdade de condições; Leis Anti-Racistas tendo como foco os temas: Cultura, Educação e Racismo.

MÓDULO 5 - GÊNERO, ETNIA E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Ementa: Histórico sobre a Mulher negra no Brasil; Panorama sobre a Saúde pública no Brasil e a situação da população negra; Doenças específicas da população negra; Situação de vulnerabilidade das mulheres negras na saúde; Políticas públicas para negros na saúde.

MÓDULO 06 - NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO
Ementa: Racismo nas relações inter-pessoais nas empresas públicas e privadas; Idéia de competência e meritocracia; Branquitude (Etnocentrismo); estética; perfil racial das maiores empresas no Brasil; a importância da Diversidade étnico racial no mercado de trabalho;

MÓDULO 07- RACISMO, VIOLÊNCIA E CRIMINALIZAÇÃO
Ementa: Violência racial no Brasil; Vulnerabilidade da juventude negra; Criminologia do racismo; Leis Anti-racismo; intolerância religiosa em relação às religiões de Matriz Africana.

MÓDULO 08 - AVALIAÇÃO

METODOLOGIA: Haverá a exposição do filme “Olhos azuis”, cujo tema versa sobre a importância da discussão sobre relações raciais bem como propõe uma mudança no modo de ver o preconceito racial e a discriminação de modo geral.
Após a apresentação do filme, o público vai apresentar uma avaliação escrita e oral expondo qual foi o aprendizado obtido durante o curso de formação? Quais são os desafios a partir do curso? Quais propostas de ação para vencer estes desafios?

Observações

1. O curso será realizado as quartas e quintas-feiras de cada semana.

2. Horário do curso: Será distribuído em dois blocos: 8hs às 12hs (com intervalo de 15mins.) e das 14hs às 18hs (com intervalo de 15mins.)

3. Distribuição das turmas: a cada dia de aula atenderemos cerca de 100 pessoas (servidores públicos) que se distribuirão em turmas de 50 pessoas (manhã e tarde), totalizando cerca de 200 pessoas por semana.

Um comentário:

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